quinta-feira, 26 de setembro de 2013

RESPOSTAS à questão sobre Projecto Educativo Municipal


QUESTÃO: Defende a criação de um Projecto Educativo Municipal? Em que moldes poderá a Carta Educativa Municipal ser incluída nesse projecto? A aposta deverá ser em criação de Centros Escolares ou a requalificação dos equipamentos actuais? 


RESPOSTA de "Cidadãos por Coimbra":
    A política educativa concelhia necessita de ser pensada como um todo de forma coerente, territorializada, devidamente articulada e não de forma casuística, com respostas pontuais numa política de remendos. É fundamental que Coimbra tenha um Projeto Educativo Concelhio que defina orientações globais e estratégicas para as políticas educativas, bem como uma gestão integrada e articulada de recursos locais. A Carta Educativa de Coimbra carece de revisão, devendo ser encarada como um instrumento de planificação e gestão dos equipamentos educativos ao serviço dos interesses estratégicos da cidade e do concelho. Nessa revisão, defendemos, entre outros aspetos, que a rede concelhia deve ser reestruturada em termos de novos Centros Educativos, que deverão ser de qualidade, modernamente equipados, devidamente localizados e conjugados com uma boa rede de transportes escolares.


RESPOSTA de "Valorizar Coimbra" - PS: 
    A Carta Educativa Municipal é um instrumento de gestão municipal que terá de ser revisto de imediato. A atual é um bom diagnóstico dos equipamentos escolares, mas deixa de lado os recursos educativos, pedagógicos, entre muitos outros. A próxima Carta Educativa será de nova geração, ou seja, analisará equipamentos e infraestruturas (definindo claramente as intervenções-requalificações ou construções, perspetivando o crescimento), mas entrará em linha de conta com todos os recursos. Será articulada com a Carta de Equipamentos Sociais, pois muitos deles asseguram importantes respostas educativas às nossas Escolas. Lançaremos o Projeto Educativo Municipal que será um instrumento de definição do que queremos em matéria de políticas educativas para o Concelho. Será um instrumento vivo e operativo que valorizará todos os recursos Educativos e Pedagógicos existentes e que será elaborado dentro do conceito defendido por esta candidatura, de valorização das parcerias entre todos os agentes educativos.


RESPOSTA de "CDU - Coligação Democrática Unitária" - PCP/PEV:
      Esta é uma questão a ser muito discutida e (re)pensada sobretudo tendo em conta que grandes e gravosas são as políticas educativas actuais. Sobre estas e outras questões a CDU considera pertinente reunir os agentes educativos, comunidade educativa e juntos debatermos o que queremos, o que defendemos para a escola e para a educação das crianças e jovens do concelho de Coimbra.


RESPOSTA de "Coligação Por Coimbra" - PSD/PPM/MPT: 
   Mais que a revisão da Carta Educativa Municipal prevista no âmbito da lei, defendemos a integração de todo o processo educativo concelhio num Projeto Educativo, o qual deve vir a assumir-se como um verdadeiro plano estratégico para a educação no Município de Coimbra e que integrará, também, uma componente de reorganização da rede escolar anteriormente referida. Quanto à última parte da pergunta, os caminhos a tomar dependerão naturalmente das opções que forem assumidas em sede de revisão da Carta Educativa que é, como se sabe, um investimento de planeamento verdadeiramente estratégico.

Sem comentários:

Enviar um comentário