quinta-feira, 26 de setembro de 2013

RESPOSTAS à questão sobre % de aumento do Orçamento da Educação

QUESTÃO: Para que a área da Educação seja uma verdadeira aposta do Município, propõe que a sua dotação no orçamento da Câmara Municipal de Coimbra aumente em que percentagem?


RESPOSTA de "Valorizar Coimbra" - PS: 
     O valor da dotação Orçamental a afetar a esta área será analisado após percebermos a real situação financeira da Autarquia, com a certeza  de que a área da EDUCAÇÃO é uma das prioridades políticas do nosso programa de governo. 


RESPOSTA de "Coligação Por Coimbra" - PSD/PPM/MPT: 
       O orçamento da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), na área da Educação, será elaborado em função dos projetos a desenvolver no âmbito das infraestruturas, dos projetos educativos promovidos quer pela Câmara, quer por outras entidades, assente sempre numa perspetiva de otimização de recursos, tendo em vista a qualificação da prestação de todos os serviços educativos. É de salientar que a CMC vai efetuar um investimento significativo na requalificação e ampliação de equipamentos escolares (Centro Escolar do Loreto e EB1 de Santa Cruz) que traduzirá per si uma investimentos de 2,2 milhões de euros. Já tive oportunidade de dizer que este ano letivo, em período de grandes constrangimentos financeiros, a CMC, na área da educação, fez um investimento significativo com a disponibilização, pela primeira vez, de lanches escolares a todas as crianças das escolas do 1º ciclo e jardins de infância, e com o alargamento do Programa de Fruta Escolar à educação pré-escolar, no montante global de cerca de 700.000 €.


RESPOSTA de "Cidadãos por Coimbra":
      Num contexto onde mais de 3 milhões de portugueses ganham menos de 500 euros por mês, com 17% de desemprego e 25% da população no limiar da pobreza após apoios sociais, defendemos a necessidade de um programa de ação social escolar de emergência que implemente, para além das medidas que anteriormente referimos, um programa faseado de aquisição e fornecimento gratuito de manuais e materiais escolares a todos os alunos da escolaridade obrigatória, mediante a criação de bolsas de empréstimo em cada estabelecimento escolar. Temos consciência dos elevados custos que estas medidas comportam, mas pensamos que a educação tem de ser vista como um investimento prioritário e não como uma fonte de despesa, pelo que terão de se encontrar soluções financeiras adequadas, tendo em vista a necessidade de reforçar o orçamento do município para a educação.


RESPOSTA de "CDU - Coligação Democrática Unitária" - PCP/PEV:
     Para a CDU a aposta na Educação não tem sido efectivamente uma aposta “verdadeira” do município. Reforçar essa aposta passa antes de mais pela definição de estratégias políticas de intervenção concelhia… a CDU integra-as no seu programa. Quanto ao reforço de verbas para a educação será decerto uma opção da CDU não esquecendo que a CDU continuará a denunciar o corte de verbas do governo PSD/CDS à educação quando em contrapartida, e no que respeita ao orçamento da Câmara Municipal de Coimbra, os cidadãos contribuem, por via do  IMI,  mais para o orçamento municipal do que as verbas transferidas anualmente do Orçamento de Estado.

Sem comentários:

Enviar um comentário